terça-feira, 12 de novembro de 2013

Odin - Pt 01

Não poderia começar descrevendo uma outra entidade mitológica que não fosse o grande pai-de-todos nórdico, Líder dos Asgardianos e deus-mor dos panteão nórdico, ODIN, ou Wotan em algumas línguas germânicas (e, para mim, o mais fascinante dos deuses antigos).

Meus estudos sobre ele, suas histórias e artefatos vão servir para alguns posts, pois a outra opção seria um mega-post que vocês precisariam de um marca páginas para ler...

Por isso vou me concentrar agora em dizer quem era esse deus, de onde veio, o que representava e alguns de seus símbolos.

Odin, como deus, é representado normalmente por um velho guerreiro, de cabelos e barba longos e brancos. Algumas vezes trajando uma armadura de batalha, paramentado com espada no cinto e escudo ao seu lado, outras vezes com uma túnica (ou um pedaço dela pelo menos...).
Mas algumas características estão sempre presentes, como o fato do deus não possuir um dos olhos, que abriu mão para conseguir conhecimento, sempre portar sua lança mágica e ter a companhia de seus corvos e lobos.


Porém, quando vinha visitar Midgard, ou o mundo terreno, Odin não se mostrava nessa forma magistral, pois gostava de observar como os humanos se portavam, e, muitas vezes, até gostava de testá-los, como sendo sábios ou proficientes na arte do combate.
Para isso, era acreditado que Odin vagava o mundo dos homens, na forma de um velho andarilho, trajando roupas cinzas ou azuis, com um chapéu de aba quebrada, que escondia o globo ocular faltante, com seu cajado, forma que dava para sua lança, e sempre tendo seus corvos como batedores.




Tudo bem, esse último foi sacanagem... Mas dá para saber muito bem agora de onde veio a inspiração para o personagem.

Continuando na linha de pensamento de como os homens viam esse deus, Odin era representado por dois símbolos principais, os 3 cornos ou os 3 triângulos, também chamado de Valknut ou "Nó do Guerreiro", que eram usados em alguns casos como símbolos do infinito.


Seu nome deriva da palavra "öõr", das linguagens e dialetos correntes naquela região, que significa "Fúria, Excitação, Mente ou Poesia", e por isso era um deus associado com a guerra, batalha, vitória e morte (apesar de não ser o deus nórdico dos mortos, que na realidade é uma deusa, Hel). Alternativamente, Odin também foi relacionado com a sabedoria, xamanismo, magia, poesia, profecia e caça.

Nascido dos gigantes Borr e Bestla, Odin teve uma infinidade de filhos, alguns legítimos de sua união com a deusa Freya e outros nem tanto. Sendo, de longe, o mais famoso de sua linhagem, o deus do trovão, Thor.

Bem, felizmente ou infelizmente, ainda não cheguei na metade das coisas que poderia contar sobre esse deus, e também sobre todos os outros representantes dessa mitologia, onde até mesmo animais e artefatos (como a própria lança de Odin, Gungnir) tem lendas fantásticas a serem lembradas.

Espero que me acompanhem, nessa longa jornada, que está apenas começando!

Saudações mitológicas, meus caros!


3 comentários:

  1. Nossa, adorei!
    O texto muito bem escrito e o capricho com os detalhes.... PARABÉNS!
    Achei muito interessante o assunto. Eu não conhecia, mas com certeza, a partir de agora vou acompanhar pra aprender/conhecer um pouco sobre esse universo!
    Beijos,
    Bianca

    ResponderExcluir
  2. parabens.. adorei saber um ouco mais sobre essa mitologia maravilhosa.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Estava procurando por estes símbolos! Obrigado.

    ResponderExcluir