sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Semi-Deuses Pt01

Bem vindos de volta!
Desculpem pelo atraso no post do meio da semana! Mas isso não acarretará num atraso do conto semanal!

Além dos  deuses, é usual que cada mitologia tenha sua cota de semi-deuses e heróis e a Mitologia Grega não é diferente!

Os Semi-Deuses são filhos de um dos Olimpianos, ou outro ser mágico, com um mortal e, em geral, são os grandes heróis nas lendas.

Nesse post eu quero falar de alguns deles, pois são inúmeros (uma vez que Zeus, sozinho, é responsável pelo nascimento de uma dezena) e não daria para falar tudo de uma vez.

Espero que se divirtam e, caso sintam falta de algum em especial, deixem um comentário que eu escrevo sobre ele!

Então, vamos lá!

Aquiles/Achilles:
Filho da ninfa Thetis e do mortal Peleus, rei dos mirmidões, uma dinastia de guerreiros ferozes.
É um dos heróis, talvez o mais famoso, da guerra de Tróia, responsável pela morte de Heitor, herói Troiano, em combate singular nos portões da cidade. Cena que ficou muito bem retratada no Filme "Tróia" estrelado por Brad Pitt.


Lendas contam que seu corpo era invulnerável, pois sua mãe o teria mergulhado no rio Estige (rio do submundo), segurando o bebê pelo calcanhar, única parte que não teve contato com a água mística, se tornando seu único e fatídico ponto fraco.



Sua história termina no final da guerra de Tróia, quando seu ponto vulnerável é atingido por uma flecha envenenada disparada por Paris, o qual havia caçado o herói pelas ruas da cidade com o intuito de vingar a morte de seu irmão, Heitor.


Por ter tantos feitos em batalha, assim como sangue divino, Aquiles é enviado por Zeus diretamente para a Ilha dos Abençoados, onde passou a eternidade num paraíso.

Asclépio/Asclepius:
É um semi-deus que representa a cura e a medicina. Filho de Apollo e de uma mortal, Coronis, que foi morta por ter traído o marido com um deus.
Coronis foi condenada a arder numa pira, mas Apollo, num ato de misericórdia, abriu a barriga de sua amante, acabando com seu sofrimento, e retirando Asclépio do corpo em chamas.


O bebê foi entregue ao centauro Quíron, grande tutor de heróis e sábios, que o criou e o educou nas artes médicas.


Mesmo sendo versado na cura, Asclépio só se destacou quando, após salvar uma serpente (símbolo grego da sabedoria, cura e ressurreição), esta lambeu seus ouvidos e lhe passou todo o conhecimento secreto destas artes.
Com isso, o semi-deus superou seu mestre e seu pai (Apollo era considerado o deus da cura) e se tornou o maior de todos os médicos, tomando, como seu símbolo, o cajado e a serpente, que são utilizados até os dias atuais e é muito confundido com o símbolo de Hermes, o Caduceus.


Asclépio se tornou tão proficiente em curar, que passou a ser capaz de ressuscitar os mortos. Isso acabou sendo a causa de sua própria morte, pois, ao trazer os defuntos de volta à vida, o semi-deus encolerizou Hades, por motivos óbvios, e Zeus, por aumentar demais a população, acabando fulminado por um raio do senhor do Olimpo.
Porém, para evitar rixas com Apollo, Zeus transformou espírito e corpo de Asclépio na constelação de Ophiucus, ou "Aquele que detém a serpente".


Teseu/Theseus:
Teseu foi um filho de dois pais, pois sua mãe, Aethra, uma princesa de Troezen, se deitou, na noite de núpcias, com Aegeus, rei de Atenas, e com Poseidon, deus dos mares e terremotos.
Quando sua esposa ficou grávida, Aegeus decidiu que voltaria para Atenas, mas iria deixar uma herança para seu filho, de modo que Teseu pudesse ser reconhecido no futuro, quando encontrasse eu pai. Como herança, ele levou Aethra até um lugar secreto, enterrou suas sandálias, sua espada e seu escudo e colocou uma pedra em cima, alegando que, se Teseu se tornasse um herói e homem digno, ele conseguiria remover a rocha do lugar e ter seu lugar de direito em Atenas. (Espada+Pedra+Ser Digno=Virar Rei, já vi isso em alguma outra história mais moderna...)


Após ser criado no reino de sua mãe, Teseu foi levado até o lugar definido por seu pai, conseguiu levantar a rocha e Aethra lhe contou toda a sua história, inclusive sobre a parcela de divindade que corria em suas veias.
De posse de sua herança, o herói decidiu que iria conhecer seu pai em Atenas. Para isso, poderia seguir por dois caminhos, por mar, trajeto mais simples e seguro devido à proteção de Poseidon, ou por terra, seguindo por uma trilha com seis entradas do submundo, muito mais perigosa.
Querendo mostrar seu valor e coragem, Teseu decide ir por terra e inicia sua primeira aventura.


Teseu passou por diversas aventuras, mas nenhuma delas é tão grande quanto sua luta contra o minotauro, no labirinto criado por Dédalo. Nela, o herói usa sua inteligência, e um pouco de ajuda divina, para chegar ao centro do labirinto, matar a besta e sair vitorioso da enigmática construção.


Em contraponto aos seus feitos, Teseu teve uma morte simples. Quando Atenas foi invadida pelo povo da ilha de Skyros, o herói e rei da cidade foi jogado de um penhasco por Lycomedes, líder do exército inimigo.
Seu corpo foi encontrado tempos depois, quando Atenas recuperou sua hegemonia, e Teseu pôde ser sepultado em seu palácio.

Além desses Semi-Deuses, ainda temos outros de grande fama, como Hércules, Perseu, Jasão e Orfeu, que irei abordar futuramente!
Todos eles, mencionados ou não, merecem contos e posts particulares, e os terão, pois suas histórias são tão complexas e elaboradas quanto a vida de qualquer herói.

Saudações mitológicas e até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário