terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Mitologia Grega

Bem vindos, meus caros companheiros!

Vamos dar início ao nosso mês de Mitologia Grega!
Como da outra vez, pensei em colocar um post mais geral, com as informações básicas sobre essa mitologia, para que possam se localizar melhor nas lendas que estão por vir!

A mitologia grega foi criada na Grécia Antiga (obviamente...) como uma religião que tentava explicar a natureza do mundo, observado no dia-a-dia das pessoas, através de deuses, heróis e monstros, que, muitas vezes tendo aparências ou características muito diferentes dos homens, eram representações muito boas das formas de agir, sentir e pensar humanamente3.
Como o Javali de Erimanto, enfrentado por Hércules e famoso por descer a colina atropelando tudo em seu caminho, que representava nada menos que a fúria e a ira dentro de cada um, assim como toda a destruição que tais sentimentos poderiam causar na sociedade.


Esta é, facilmente, a cultura antiga mais estudada para explicar a forma e estrutura de criação dos mitos, assim como seus impactos na sociedade daquele tempo e na atualidade, por isso se tornou a mitologia mais conhecida e disseminada nos dias de hoje.

No início, sua propagação era feita de forma oral, mas passou relativamente rápida, com o aumento da cultura, para a forma escrita e poética, permitindo registros significativos para o povo moderno.
Mas a mitologia grega não é encontrada apenas na forma de textos, e, sim, em quase todo tipo de arte daquela era, como escultura, pintura, teatro, representando lendas, deuses e heróis, sendo a cerâmica, a forma mais clara e comum que foi descoberta.
Abaixo podemos ver vasos, pratos e urnas pintados com esse tema.




Mas de onde surgiram essas divindades?
No início, antes de serem chamados de gregos, os habitantes da Península dos Balcãs eram um povo pacífico e focado na agricultura. Sua religião era baseada no Animismo, ou seja, elegiam um espírito para cada aspecto da natureza, sendo que alguns assumiam a forma humana e eram considerados deuses primitivos.


Ao serem invadidos pelas tribos do norte, os habitantes foram expostos a um novo panteão, baseado na conquista, violência e glórias heroicas em batalhas. Com isso, os deuses agricultores acabaram se mesclando com os novos, gerando um panteão muito mais definitivo, complexo e poderoso, e acabaram sendo chamados, futuramente, de OLIMPIANOS.

Estudiosos e historiadores, verificando os registros encontrados, decidiram dividir as lendas da Mitologia Grega em três grandes eras:
  • Era da criação do mundo e dos deuses: São as lendas que contam como a realidade, o mundo, os olimpianos e os humanos surgiram. Giram em torno, principalmente, da batalha entre os deuses e titãs, mais conhecida como Titanomaquia.



  • Era dos deuses e mortais: Que foca nos anos em que os deuses influenciavam diretamente na vida dos homens, sendo, a grosso modo, divididas em Lendas da Paixão, deuses ajudando humanos, e Lendas de Punição, deuses castigando ou, mais comumente, se vingando dos humanos.


  • Era dos heróis: Na qual é retratado todo o período dos heróis tendo suas aventuras épicas, protagonizando histórias como A Ilíada, Os Doze Trabalhos de Hércules, A Odisséia e A Guerra de Tróia.


E esses deuses? Isso é um blog sobre mitologia ou não?!
Bom, sem mais delongas, vou começar falando da morada desses seres tão poderosos! O Monte Olimpo!


Oficialmente o Monte Olimpo é uma cadeia de montanhas que fica na divisa entre a Tessália e a Macedônia e possui, no seu pico mais alto, quase 3 mil metros de altura. Porém, para os gregos arcaicos, ele era a morada dos deuses, por isso chamados de Olimpianos (ou seria o inverso???), e se auto-criou quando a Titanomaquia se encerrou com a vitória dos seres divinos.
Ele era considerado impossível de escalar por qualquer criatura que não fosse um deus e, até mesmo, criaturas voadoras não podiam alcançar seu topo sem ter a permissão e benção de um dos moradores.

Nessa morada divina, residiam uma série de deuses, semi-deuses que provaram seu valor (como Hércules), divindades menores e até algumas criaturas mágicas.
Abaixo, eu coloquei uma lista com os Olimpianos e algumas poucas informações relevantes sobre eles:

  • Zeus: Senhor supremo do Olimpo, filho mais novo dos Titãs Chronos (Tempo) e Rhea (Terra, como sua mãe Gaia). Deus do céu e do trovão.
  • Hera: Esposa e irmã de Zeus. Deusa do casamento e da família, o que a tornava extremamente ciumenta perante às escapadas de seu marido e acabava gerando grandes tormentos para os filhos bastardos do deus.
  • Poseidon: Irmão de Zeus e casado com a nereida, ou ninfa da água, Amphitrite. Deus dos mares, terremotos e tsunamis. Possuía um lugar no Olimpo, mas costumava passar mais tempo em seu palácio submerso.
  • Hades: Irmão mais velho de Zeus e Poseidon, casado com Perséfone, filha de Deméter. Deus do submundo, dos mortos e todas as riquezas do subsolo (ouro, prata, gemas, etc). Ao ser coroado senhor do mundo subterrâneo, que, diferentemente do que muitos pensam, não era SÓ o inferno, Hades abandonou seu trono no Olimpo, mas manteve seu direito de ir e vir na morada dos deuses.
  • Athena: Filha de Zeus e sua favorita, surgiu de uma ferida no crânio do deus que, após uma relação amorosa com a nereida Metis, estava com uma dor de cabeça insuportável e pediu para seu filho Hefesto acertá-lo, violentamente, na testa, com o martelo de forja. Deusa da sabedoria, artesanato, defesa e estratégia militar.
  • Apollo: Filho de Zeus e da titã Leto e irmão gêmeo de Artemis. Deus da luz, conhecimento, cura, pragas, escuridão, artes, música, poesia, profecia, arco e flecha, sol, juventude masculina e beleza.
  • Artemis: Filha de Zeus e da titã Leto e irmã gêmea de Apollo. Deusa da caça, virgindade, parto, arco e flecha, lua e todos os animais.
  • Afrodite: Filha de Zeus e da nereida Dione, esposa de Hefesto e amante de Ares. Deusa do amor, beleza e desejo.
  • Hermes: Filho de Zeus e da ninfa Maia. Mensageiro dos deuses e deus do comércio, dos ladrões e dos jogos. Famoso por ter asas nos pés e ser considerado um dos seres mais rápidos dessa mitologia.
  • Ares: Filho de Zeus e Hera (pelo menos um é legítimo) e amante de Afrodite. Deus da guerra, violência e derramamento de sangue. Era desprezado por todos os deuses, com exceção de seus pais e sua amante.
  • Hefesto: Filho de Hera, sem nenhum pai, e marido de Afrodite. Mestre ferreiro e artesão dos deuses e Deus do fogo e da forja. Responsável por forjar os raios de Zeus, Hefesto era um deus manco e, diferente da maioria, não sentia ciúmes dos casos amorosos de sua esposa.
  • Héstia: Primeira filha dos titãs Chronos e Rhea, era a irmã mais velha de Zeus e dos outros. Deusa do lar, da ordem doméstica e família. Além de mais velha, Héstia era considerada a mais gentil e generosa entre os deuses, por ter aberto mão de seu trono no Olimpo, onde manteve sua morada, para Dionísio, em prol da paz entre os Olimpianos.
  • Deméter: Irmã de Zeus e filha do meio de Chronos e Rhea. Deusa da fertilidade, agricultura, natureza e estações do ano, relacionadas com o casamento de sua filha com Hades.
  • Dionísio: Filho de Zeus e a Princesa de Tebas, Semele. Deus do vinho, celebrações e êxtase. Era o Olimpiano mais jovem e o único com uma mãe mortal.

Espero que tenham aproveitado essa introdução! Ainda temos muito o que falar!

Até a próxima e saudações mitológicas!

PS: Para bom entendedor, uma imagem basta...

2 comentários:

  1. HAHAHAHAHA, fechou de forma excelente - afinal, poucos deuses poderiam aguentar 15 rounds com o doutrinador.

    Ótimo post, Guilherme! Gostei da maneira humanista como você colocou a mitologia - narrando desde os primórdios, antes mesmo da criação do panteão. Ficou foda, e belas imagens também - parabéns! Ansioso pelo próximo o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha Valeu Eduardo!

      Comentários assim são sempre muito motivadores para continuar melhorando!

      Estou com um conto no forno, deve sair hoje ainda!

      Eu ia colocar a foto do doutrinador quando falei do deus Apollo, mas achei que ia ficar confuso para quem não pegasse a piada. Só que eu não poderia deixar passar sem essa! Hahaha

      Excluir