terça-feira, 26 de novembro de 2013

Thor - Pt 01

Bem vindos de volta, meus caros!

Finalmente vamos começar a falar dele! O tão poderoso e, agora que está nas telonas, famoso: THOR!


Mas quem era esse deus? O que mais ele significava, além de um deus guerreiro que empunha um martelo mágico?
Fica até difícil começar, mas, já que coloquei a foto de sua última aparição, vou iniciar por sua representação!

Diferentemente da imagem acima, Thor, era usualmente retratado como um guerreiro de barba e cabelos RUIVOS (Ser loiro é mais culpa da Marvel que qualquer outra coisa), olhos ferozes e tão musculoso quanto seu pai, Odin.



E, aproveitando o gancho familiar, podemos registrar que sua mãe era uma personificação da terra, Fjörgyn, e que teve inúmeros irmãos, entre eles, o gigante adotado, Loki, deus da trapaça.
O deus era casado com a deusa Sif, que também era associada com a terra, fertilidade e, também, muito reconhecida por seus inigualáveis cabelos loiros.



Mas, como todo deus mitológico, Thor não conseguia se manter fiel e se tornou amante da giganta (ou Jötunn) Járnsaxa, que era o nome dado, pelos nórdicos, ao planeta Saturno e também considerada uma das nove mães de Heimdallr, deus guardião da Bifrost, ou ponte do arco-íris.


Thor teve filhos, os quais foram nomeados por características do deus:
Com Sif, deu a luz à deusa, e valkyria, Drúör (Representando PODER).
Com Járnsaxa, concebeu Magni (Representando FORÇA)
Com uma humana, a qual teve uma noite de amor, teve Mothi (Representando IRRITAÇÃO)
E, como se não tivesse sua própria prole, ainda adotou Ullr (Representando GLÓRIA), para terminar sua auto-descrição.

Na Mitologia Nórdica, e entre outras culturas, Thor era um deus incrivelmente famoso, sendo imensamente mencionado em todos os registros escritos do antigo povo germânico, até na era dos Vikings, quando, para desafiar a cristianização da Escandinávia, os guerreiros usavam, no pescoço, o amuleto do martelo Mjölnir em contraponto à cruz. Tais registros mostravam que a fama do deus era tanta que ele era definido por, pelo menos, 14 nomes diferentes.


Para nós, é parte do senso comum associarmos Thor à trovões, raios e tempestades, devido ao significado de seu nome, também escrito como Donar ou Duraz, em Alemão Arcaico. Mas, ele também era um deus representante do carvalho, força, proteção da humanidade, veneração, cura e fertilidade.

Os nomes, baseados em Thor, eram muito comuns e, até nos dias atuais, ainda se encontram resquícios dessa veneração, sendo o mais chamativo o nome dado à 5ª Feira, em inglês "Thursday" ou "Thor's Day", que significa, nada menos que, Dia de Thor.

À critério de curiosidade, queria registrar que a maioria dos nomes da semana, na língua inglesa, é proveniente da mitologia nórdica:
- Domingo > "Sunday" ou "Sun's Day" >> Dia do Sol
- 2ª Feira > "Monday" ou "Moon's Day" >> Dia da Lua
- 3ª Feira > "Tuesday" ou "Tyr's Day" >> Dia de Tyr, deus de um braço só e outro dos filhos de Odin
- 4ª Feira > "Wednesday" ou "Wotan's Day" >> Dia de Wotan, outro nome dado a Odin
- 5ª Feira > "Thursday" ou "Thor's Day" >> Dia de Thor
- 6ª Feira > "Friday" ou "Freya's Day" >> Dia de Freya, esposa de Odin
- Sábado > "Saturday" ou "Washing Day" >> Dia de Lavar, e origem da piadinha de que alguns só tomam banhos nesse dia.

O artefato mais famoso de Thor é, sem dúvida, seu martelo mágico, Mjölnir, que retornava para suas mãos após ser arremessado, lançava raios, esmigalhava seus alvos e não podia ser manuseado por outra pessoa.
Mas esse não era seu único! O guerreiro estava pronto para combate, munido de diversos itens mágicos:
- O cinto Megingjörd, que dobrava a força, já descomunal, do deus do trovão.
- As manoplas Járngreipr, necessárias para manusear Mjölnir (e motivo pelo qual apenas Thor podia fazê-lo), pois o cabo do martelo de guerra foi encurtado após uma falha, causada por Loki, durante sua forja.
- E, por fim, possuía sua biga de combate, puxada por dois carneiros, Tanngrisnir ou "o que mostra os dentes" e Tanngnjóstr ou "o que range os dentes",cujo galopar era associado aos trovões e os quais eram assados e consumidos por Thor, para sustentar o deus, pois tinham a capacidade de renascer logo em seguida.

File:Thor by Johannes Gehrts.jpg

Por fim, acho válido comentar que Thor é comparado com certa freqüência ao semi-deus grego, Hércules, e não só por sua força ou atos heroicos, mas, também, pelo apetite de ambos e suas capacidades de beber imensas doses de bebida.


Se quiserem saber mais, aguardem a lenda de Thor e a Serpente do mundo, que mostra o início da rivalidade entre ambos, que será culminada no Ragnarok, de onde nenhum dos dois sairá com vida.

Deixem suas dúvidas e comentários no post! Para que possamos discutir mais sobre esse maravilhoso panteão!

Saudações mitológicas e até a próxima!

Um comentário:

  1. Olha só! Muito diferente do que eu imaginava. Hollywood realmente fantasia demais..hehehe
    Adorei a curiosidade sobre os dias da semana.

    ResponderExcluir